Publicado: 06/02/2022

Aleixo Belov dá início à expedição rumo ao Oceano Ártico

Por conta das 10h deste sábado, 5, o velejador Aleixo Belov, 79 anos, zarpou rumo às águas do Oceano Ártico, em um novo desafio marítimo que deve durar 1 ano. A partida para a expedição, que pretende passar pelo Estreito de Bering, na América do Norte, aconteceu na escadaria do Comando do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, no bairro do Comércio, em Salvador, onde tradicionalmente o comandante inicia as viagens pelo mundo, inclusive as três que fez em solitário.

A cerimônia de embarque, que seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19, contou com a participação de familiares da tripulação e autoridades da Marinha do Brasil, como o vice-Almirante Humberto Caldas Silveira Junior e o Capitão de Mar e Guerra Paulo Rafael Ribeiro Gonzales.

Neste novo desafio marítimo, o navegador deve passar por algumas regiões, como Caribe, Panamá, Hawaii, Canadá e Alaska. No Brasil, uma das paradas será em Natal, no Rio Grande do Norte, onde ele deve reabastecer a embarcação, que possui seis quartos com 12 camarotes (camas), cozinha completa, sala de jantar e três banheiros.

Dentre os tripulantes dessa expedição estão o marinheiro Osvaldino Dórea (Lito), a oceanógrafa Larissa Nogueira, o fotógrafo Leonardo Papini e a estudante Ellen Brito. O mecânico Hermann Brinker e o engenheiro civil Maurício Pitangueiras também acompanham Belov até Natal. Ao longo da viagem, outros convidados deverão se juntar à tripulação.

O comandante afirma que a nova expedição é motivada pelo “amor” ao mar. “Depois de inaugurar o Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo (Centro Histórico de Salvador), em dezembro do ano passado, agora irei realizar um novo sonho, que é voltar ao mar que tanto amo”, afirma o velejador.