Publicado: 19/09/2022

Museu do Mar abre programação da Primavera dos Museus com meia entrada e exposição ‘Conchas Marinhas da Bahia’

A 16ª edição da Primavera dos Museus será celebrada no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, com uma programação pra lá de especial e meia entrada (no valor de R$ 10) para todos os visitantes. A abertura acontecerá já nesta terça-feira, 20, a partir das 10h, com a exposição “Conchas Marinhas da Bahia”, acervo particular composto por diversos colecionadores do Brasil. A mostra traz uma variedade de espécies e contextos culturais das conchas encontradas na orla baiana.

Paralelo à exposição, os frequentadores poderão participar, das 14h às 16h, da palestra do pesquisador de morfologia de dunas costeiras urbanas de Salvador, Emanuel Henrique, sobre “Manguezais, sua importância histórica e natural”, mostrando como esses ecossistemas são relevantes para a subsistência de diversas populações ribeirinhas e pesqueiras. Já no dia seguinte (21/09), também das 14h às 16h, acontecerá a palestra “A história dos saveiros no Nordeste”, que será ministrada pelo velejador e arquiteto naval Fernando Peixoto, membro da Associação Viva Saveiro.

Na quinta, 22, das 14h às 16h, ocorrerá a palestra “Da caça às baleias ao turismo de observação”, com Matheus Serra, supervisor do projeto Baleias Soteropolitanas. Ele contará como a costa brasileira, por mais de 200 anos, foi campo de abate desses animais e agora é referência na pesquisa e turismo de observação. Na sexta, 23, no mesmo horário, os visitantes poderão acompanhar a palestra sobre “Centro histórico e sua história pós-independência do Brasil”, com o historiador e paleógrafo Sávio Roz.

Já no final de semana, as atividades acontecerão das 15h às 17h. A primeira, no sábado, 24, será dedicada à contação de histórias sobre o livro infantil “Velas cheias de sonhos”, escrita por Bito Teles e ilustrada por Bua Bruno, sobre a vida do navegador Aleixo Belov. A atividade será conduzida pela mediadora cultural Risa Barbosa. Já no domingo, 25, o público poderá participar da ação educativa e lúdica com o tema curiosidades dos animais marinhos e conservação dos mares, com quiz desenvolvida pela equipe do museu para o público infantil.