Publicado: 13/05/2023

Museu do Mar recebe exposição interativa ‘Fascínio de Leonardo Da Vinci pela Água’

Os visitantes do Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, poderão mergulhar em uma experiência única ao conhecer de perto objetos idealizados pelo italiano Leonardo Da Vinci, um dos maiores gênios da arte, da ciência e da engenharia do século XV.

A exposição “Fascínio de Leonardo Da Vinci pela Água”, que abrirá a programação da Semana de Museus do espaço cultural e educacional, é de autoria do engenheiro e projetista soteropolitano Thales de Azevedo Filho, que montou as peças interativas que serão expostas no museu a partir das 10h desta terça-feira, 16. Ao todo, o público poderá admirar e manusear 28 objetos até o dia 18 de junho.

“Leonardo Da Vinci tinha realmente um fascínio pelas águas, assim como o nosso grande navegador Aleixo Belov, que vive grande parte de sua vida sobre as águas, nas cinco viagens ao redor do mundo e na última, pela Passagem Noroeste, além das dezenas outras pequenas viagens com outros comandantes, como ele mesmo intitula em um dos seus livros”, destaca o autor da mostra, informando que o público poderá conhecer, por meio da exposição, a fascinação de Da Vinci pela água e também o acervo de Belov.

Meia entrada e outras atividades

Durante o período dedicado à Semana Nacional de Museus, de 16 a 21 deste mês, o Museu do Mar Aleixo Belov concederá meia entrada no valor de R$ 10 para soteropolitanos e turistas. Além disso, o espaço cultural e educacional e a Fundação Aleixo Belov, localizado na rua Direita de Santo Antônio, 368, também no Santo Antônio, preparam uma vasta programação para o público.

CONFIRA:

- 17/05/2023 - 15h às 17h30 (Museu do Mar)

CineMar – Exibição de um filme para o público infantil com a temática preservação dos mares e oceanos, no auditório do museu.

- 18/05/2023 - 15h às 17h (Museu do Mar)

Palestra com o tema "Petróleo e meio ambiente", que será realizada em parceria com o curso de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

- 19/05/2023 - 15h às 17h (Museu do Mar)

Palestra sobre “Iniciativas voluntárias que atuam na preservação ambiental”. O bate-papo terá como foco apresentar projetos de preservação ambiental.

- 20/05/2023 - 13h30 às 18h (Fundação Aleixo Belov)

Oficina de mosaico com plástico para crianças. A atividade será uma maneira divertida e lúdica de reaproveitar o plástico das embalagens dos mais diversos produtos usados no dia a dia. Lotação máxima de 20 participantes.

- 20/05/2023 - 10h às 16h (Fundação Aleixo Belov)

Feira de Troca - Uma maneira sustentável e divertida de repensarmos o consumismo. Na ocasião, o público poderá trocar roupas, livros, brinquedos, enfeites e bijuterias.

- 21/05/2023 - 15h às 17h30 (Museu do Mar)

Sessão de contação de história do livro "Velas cheias de Sonhos", que narra as aventuras náuticas de Aleixo Belov quando criança. A atividade será finalizada com uma oficina de criação de histórias.