Aleixo Belov nasceu em 9 de janeiro de 1943 em Merefa, na Ucrânia, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, a Ucrânia fazia parte da União Soviética e estava ocupada pelas tropas alemãs. Belov deixou sua cidade natal aos 7 meses de nascido, nos braços de sua mãe ucraniana Zinaida, do seu pai russo Dimitri e da sua irmã Olga, dois anos mais velha que ele. Passou pela Europa e terminou emigrando de navio pelo Porto de Genova, chegando ao Brasil em junho de 1949, já com 6 anos. Estabeleceu-se em Salvador, tornou-se engenheiro civil, mergulhador e navegador. Teve cinco filhos de dois casamentos. Foi professor da cadeira de portos, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), trabalhou em obras marítimas e nos últimos 40 anos está à frente da Belov Engenharia Ltda.
Deu três voltas ao mundo, solitário, a bordo do veleiro Três Marias, por ele mesmo construído todo em fibra de vidro, no quintal de sua casa. Depois, construiu o Veleiro Escola Fraternidade, embarcação maior e de aço, com o qual deu a quarta volta ao mundo treinando 26 alunos. Ao regressar, recebeu da presidente da República, Dilma Rousseff, em junho de 2012, a Medalha e o Título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval. Em 2014 concluiu uma expedição para a Antártica e em 2018 completou sua quinta volta ao mundo. Em 2022, realizou uma viagem de 10 meses, no Fraternidade, para explorar a Passagem Noroeste. Essas viagens renderam 10 livros publicados e muitos materiais em textos, fotos e vídeos que podem ser vistos no MUSEU DO MAR Aleixo Belov.
O MUSEU DO MAR Aleixo Belov tem sua origem intimamente atrelada às aventuras marítimas do velejador que lhe dá o nome. O MUSEU DO MAR é um presente de Aleixo Belov para a sociedade que o acolheu e permitiu que prosperasse. Afinal, foi aqui, na Baía de Todos os Santos, que ele conheceu e se apaixonou pelo mar.
O MUSEU DO MAR contém patrimônios materiais e imateriais, que unidos formam um dos mais belos conjuntos de uma história de vida entre mares, oceanos e terra firme. Os visitantes são convidados, de forma lúdica, interativa e emocional a fazerem parte dessas aventuras e se tornarem, por um breve instante, velejadores de um tempo pretérito que os estimula a sonhar com navegações de um tempo futuro.
Missão:
O Museu do Mar tem como missão promover o entendimento e a valorização do papel dos mares e oceanos na vida humana, com ampliação do acesso da sociedade ao conhecimento científico, cultural e tecnológico sobre o universo marítimo, incentivando a pesquisa, a educação e o espírito de aventura na navegação.
Visão:
Ser uma instituição museológica de referência na elaboração e implantação de projetos e pesquisas sobre temas relacionados à cultura e economia do mar, fortalecendo a preservação da Amazônia Azul.
Valores: